Agência France-Presse
postado em 05/02/2014 18:52
Washington - O secretário de Estado americano, John Kerry, admitiu nesta quarta-feira (5/2) que o presidente sírio, Bashar al-Assad, está melhorando sua posição no terreno, mas negou um fracasso da política dos Estados Unidos na Síria."É justo dizer que Al-Assad melhorou um pouco sua posição, sim, mas ainda não está ganhando. É um empate", declarou Kerry em entrevista à rede CNN.
Interrogado sobre se acredita que a política dos Estados Unidos nesse país do Oriente Médio fracassou, ele respondeu que "não".
"A política na Síria é apenas muito desafiadora e muito difícil", acrescentou.
O número de mortos continua aumentando em virtude da guerra civil no território e já chega 136 mil. Milhões de pessoas abandonaram suas casas.
[SAIBAMAIS]No início da semana, o Departamento de Estado negou informações veiculadas pelos jornais de que Kerry teria declarado em privado a congressistas americanos que havia chegado o momento de mudar a estratégia na Síria.
"Não quero dar qualquer tipo de desculpa. Queremos que isso avance mais rápido. Queremos fazer isso melhor", declarou Kerry à CNN.
"Mas o ponto que eu quero colocar é que diplomacia é duro, um trabalho árduo, lento e difícil", frisou.
Kerry disse ainda que Washington "está sempre no processo de reavaliar se há mais que podemos e devemos fazer".
Janeiro de 2014 foi o mês com o maior número de vítimas em todo o conflito sírio, com seis mil mortos.