Agência France-Presse
postado em 05/02/2014 20:51
Bogotá - O cidadão espanhol José Molla, de 78 anos, capturado esta semana no aeroporto El Dorado de Bogotá com pelo menos 27 cápsulas de cocaína no corpo, tornou-se a "mula" estrangeira mais velha a ser detida até hoje na Colômbia, informou a Polícia Nacional nesta quarta-feira (5/2).Originário da cidade de Barcelona, Molla viajou sozinho para a Colômbia e foi capturado esta semana por agentes antinarcóticos, quando se preparava para voltar para a Espanha. Ele carregava pelo menos 400 gramas de cloridrato de cocaína no corpo.
Leia mais notícias em Mundo
O idoso foi levado para um hospital local para expulsar a droga, detectada no raio X do aeroporto. Segundo a polícia, ele demonstrou "nervosismo" e deu respostas "incoerentes" nos controles do aeroporto. Molla foi acusado de "tráfico e porte de entorpecentes" e enviado para a prisão de La Picota, em Bogotá.
Um funcionário da Polícia antinarcóticos disse à AFP que o detido não receberá qualquer benefício em função de sua idade.
Em 2014, a Polícia colombiana já prendeu 23 pessoas, sendo quatro estrangeiros, em terminais internacionais, quando tentavam deixar o país com drogas. Não é comum, porém, que as "mulas" de drogas sejam pessoas de idade avançada, como Molla.