Mundo

Irã pretende responder inquietação do Ocidente sobre produção nuclear

Ainda em fevereiro, o país e o grupo 5%2b1 devem retomar as negociações para tentar chegar a um acordo final sobre o programa nuclear de Teerã

Agência France-Presse
postado em 06/02/2014 09:02
Teerã - O Irã está disposto a "responder às inquietações" ocidentais sobre o reator de água pesada de Arak, afirmou Ali Akbar Salehi, diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), segundo o texto de uma entrevista ao canal iraniano Press-TV.

[SAIBAMAIS]"Podemos fazer algumas modificações nos planos (do reator) para produzir menos plutônio, o que responderá às inquietações dos ocidentais sobre uma possível produção deste material nuclear, que poderia ser utilizado para fabricar uma bomba atômica", declarou Salehi.



O Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) devem retomar nos dias 18 e 19 de fevereiro as negociações para tentar chegar a um acordo final sobre o programa nuclear de Teerã.

Após um acordo provisório assinado em novembro em Genebra e que entrou em vigor em 20 de janeiro, a comunidade internacional suspendeu parte das sanções econômicas contra o Irã em troca de uma suspensão parcial das atividades nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação