Mundo

ONU finaliza acordo para saída de civis dos bairros rebeldes da Síria

Segundo o governador, os bairros rebeldes de Homs são cercados pelo exército há mais de 600 dias

Agência France-Presse
postado em 06/02/2014 12:05

Damasco - As autoridades sírias e a ONU concluíram um acordo para a saída "iminente" de civis dos bairros rebeldes de Homs (centro), cercados pelo exército há mais de 600 dias, informou o governador local.

"Alcançamos um acordo com a ONU para garantir a saída dos civis dos bairros antigos de Homs de maneira iminente", declarou, citado pela agência oficial Sana. Os bairros controlados pelos rebeldes são sitiados desde junho de 2012 pelo exército, que os bombardeia regularmente. Milhares de sírios vivem em condições deploráveis.




[SAIBAMAIS] Durante as negociações de paz em Genebra no final de janeiro, o mediador internacional Lakhdar Brahimi anunciou que tinha obtido do regime a promessa de que deixaria os civis sitiados saírem do local. Mas, desde então, os dois lados em confronto tem se acusado mutuamente de bloquear este processo.


De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), cerca de 3.000 pessoas estão presas em Homs, onde os alimentos e suprimentos médicos estão esgotados, e onde cada dia é um teste de sobrevivência. Considerado como reduto da contestação, a terceira maior cidade da Síria vem pagando um alto preço por sua oposição ao regime do presidente Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação