Agência France-Presse
postado em 07/02/2014 19:25
A Síria se tornou "assunto de segurança nacional" para Estados Unidos e Europa, disse nesta sexta-feira (7/2) o novo secretário americano de Segurança Interna, Jeh Johnson, ao retornar de uma reunião do G-6 na Polônia."A Síria foi o tema de conversa número 1 deles (os europeus) e nosso", afirmou o secretário em seu primeiro grande discurso oficial desde que assumiu o cargo, no final de dezembro.
"Nós nos concentramos nos combatentes estrangeiros que vão para a Síria", disse ele, depois de voltar da Varsóvia, onde participou da reunião dos ministros do Interior do G-6 (França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Polônia).
"Com base no nosso trabalho e no dos nossos sócios internacionais, sabemos que há indivíduos dos Estados Unidos, Canadá e Europa que viajam para a Síria para combater no conflito", afirmou.
"Da mesma maneira, extremistas tentam ativamente recrutar ocidentais, doutriná-los e enviá-los para seus países de origem com uma missão extremista", afirmou em um evento no Wilson Center, um prestigiado centro de reflexão em Washington.
"Não apenas o nosso país, mas também nossos aliados europeus estão muito preocupados (...) e estamos determinados a fazer algo coletivamente", comentou, acrescentando que os diretores da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) e da Polícia Federal americana (FBI) compartilham essa inquietação.