Washington - Clint Eastwood, famoso por seus papéis de justiceiro no cinema, tornou-se um herói na vida real esta semana, ao salvar um homem de asfixia praticando a manobra de Heimlich. "Clint salvou a minha vida", disse Steve John ao jornal Carmel Pine Cone, da cidade californiana da qual Eastwood foi prefeito.
Durante uma recepção após um torneio de golfe, John engasgou com um pedaço de queijo enquanto conversava. "Não conseguia respirar", contou o organizador do AT Pebble Beach National Pro-Am da Califórnia. "Clint veio por trás de mim e sabia perfeitamente o que fazer", contou.
Leia mais notícias em Mundo
O ator e diretor, 83, disse ao jornal que percebeu nos olhos de John "o pânico daqueles que se vêem morrendo. Pressionei três vezes, e o queijo saiu. Depois, fiz ele beber um copo grande de água, com um pouco de limão espremido."
O ator disse que nunca havia colocado em prática a manobra, apenas a treinado. O movimento consiste em agarrar a pessoa engasgada pelas costas, deixando o punho entre o abdome e as costelas, e puxá-la contra o corpo de quem executa a manobra.