Agência France-Presse
postado em 09/02/2014 21:48
Cabul - Os Estados Unidos apresentarão nesta segunda-feira um novo programa de ajuda ao Afeganistão, de cerca de 300 milhões de dólares, para apoiar o desenvolvimento econômico do país, um dos mais pobres do mundo, indicou uma autoridade do Departamento de Estado americano.O programa será anunciado oficialmente pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), assinalou a fonte, que não quis ter a identidade revelada.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]A primeira fase, avaliada em 77 milhões de dólares, tem como finalidade apoiar o setor privado, criar empregos e reduzir a dependência do Afeganistão da ajuda internacional, detalhou a fonte. O objetivo é apoiar o acesso do país à Organização Mundial do Comércio (OMC) este ano.
A segunda fase é um dispositivo de 92 milhões de dólares destinado a dinamizar a formação e contratação de funcionários qualificados nos setores público e privado. Este programa, cuja execução começou em 1; de janeiro, prevê uma associação entre universidades americanas e afegãs.
A terceira e última fase, de 120 milhões de dólares, destina-se ao setor agrícola. "Tem como fim permitir que 400 mil agricultores contem com melhores meios técnicos", assinalou a autoridade americana.
O novo dispositivo poderia impulsionar a economia afegã, no momento em que o país atravessa um período de incertezas, com a aproximação da data de retirada da força da Otan.
O programa de ajuda também coincide com a tentativa de Washington de convencer Cabul a assinar, o quanto antes, um acordo bilateral de segurança (BSA), que permitiria manter um contingente americano de cerca de 10 mil homens no Afeganistão depois de 2014.