Mundo

Câmara dos Estados Unidos adota resolução de apoio aos ucranianos

A ex-república soviética vive uma situação de caos desde novembro, quando o presidente Viktor Yanukovytch se recusou a assinar um acordo político histórico com a União Europeia

Agência France-Presse
postado em 11/02/2014 07:58
Washington - A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na segunda-feira (11/2) uma resolução de apoio às aspirações "europeias" do povo ucraniano, que pede calma a todas as partes e um trabalho pela paz.

Ucraniano cantam o hino nacional em barricadas, em Kiev
O texto, adotado quase por unanimidade (381 votos contra dois), afirma que a Câmara "apoia as aspirações democráticas e europeias do povo ucraniano, assim como seu direito de escolher o próprio futuro livremente, sem intimidação ou medo".



A ex-república soviética de 46 milhões de habitantes vive uma situação de caos desde novembro, quando o presidente Viktor Yanukovytch se recusou a assinar um acordo político histórico com a União Europeia para favorecer um reforço dos laços com Moscou, o que provocou a revolta da parte pró-europeia da população e uma onda de protestos violentos.

A resolução denuncia a repressão violenta dos manifestantes pela polícia em Kiev e a perseguição a jornalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação