Mundo

Em meio à crise na Ucrânia, ministro russo ameaça relação do país com UE

Segundo Lavrov, foi uma surpresa desagradável descobrir que nas mentes das autoridades europeias e americanas a escolha 'livre' do povo ucraniano já está feita e significa apenas um 'futuro europeu'"

Agência France-Presse
postado em 13/02/2014 09:04
Moscou - O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, afirmou nesta quinta-feira (13/2) que a "hora da verdade" das relações entre Rússia e União Europeia (UE) chegou com a crise na Ucrânia e acusou os europeus de pressionar a Kiev. "Podemos dizer que a hora da verdade chegou para as relações entre Rússia e UE", escreveu Lavrov em um artigo publicado pelo jornal Kommersant.

[SAIBAMAIS]"Foi uma surpresa desagradável descobrir que nas mentes das autoridades europeias e americanas a escolha ;livre; do povo ucraniano já está feita e significa apenas um ;futuro europeu;", destacou o chefe da diplomacia russa. "Refletir sobre as razões que levam alguns de nossos sócios ocidentais a tentar sem delicadeza incluir a Ucrânia em seu espaço geopolítico coloca sobre a mesa, inevitavelmente, questões fundamentais sobre as relações entre a UE e a Rússia", completou.



O movimento de protesto na Ucrânia começou no fim de novembro com a decisão repentina do presidente ucraniano Viktor Yanukovytch de desistir de assinar um acordo ade associação com a UE, negociado durante meses. O chefe de Estado optou por uma aproximação com a Rússia, que concedeu um crédito de 15 bilhões de dólares e uma redução do preço do gás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação