Os Estados Unidos e a Rússia prometeram ajudar a desbloquear a situação da Conferência de Paz Genebra II sobre a Síria, informou nesta quinta-feira o mediador da ONU, Lakhsar Brahimi, depois de uma reunião com os representantes dos dois países.
"Eles prometeram que vão ajudar a desbloquear a situação para nós, tanto aqui, como em suas capitais e em outras", declarou à imprensa o mediador. Depois de três dias de discussões em Genebra entre representantes sírios da oposição e do governo, a negociação chegou a um impasse e não houve reunião entre as duas partes nesta quinta-feira (13/2).
Brahimi se reuniu por mais de duas horas com o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guennadi Gatilov, e com a secretária de Estado adjunta americana, Wendy Sherman.
Consultado a respeito de um possível fracasso da Conferência, Brahimi considerou que "o fracasso está sempre à espreita".
"Mas na ONU certamente vamos fazer todo o possível, se houver possibilidade de avançar. Mas se não for o caso, nós diremos", acrescentou.
"Não resolveremos nada nesta semana", alertou o diplomata, sem dar indicações sobre a agenda dos próximos dias. A princípio, esta sessão de negociações deve ser concluída na sexta-feira ou no sábado.
Brahimi confirmou que vai a Nova York para "prestar contas com o secretário-geral das Nações Unidas e, provavelmente, com o Conselho de Segurança", mas se negou a dizer quando. Ele não deu indicação alguma sobre como americanos e russo podem ajudar nas negociações.