A Costa Leste dos Estados Unidos se preparava ontem para mais uma noite com tempestade de neve, ainda sob o impacto da morte de ao menos uma dezena de pessoas nas nevascas dos últimos dias. A imprensa americana informou que, especialmente na região leste e sudeste, cerca de 800 mil casas e empresas ficaram sem energia.
A capital, Washington, amanheceu paralisada por uma espessa camada de neve, com cerca de 30cm, que fechou escolas e prédios públicos e dificultou a circulação pelo centro da cidade. As principais avenidas ficaram praticamente vazias e todas as escolas da região haviam anunciado, já na quarta-feira, que não abririam as portas. A maioria das lojas também permaneceu fechada.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Nos últimos dias, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou sobre a aproximação de uma enorme massa de ar vinda do Ártico, capaz de paralisar vários estados norte-americanos. O NWS chegou a desencorajar quem pretendia viajar de carro, e destacou que a tempestade de ontem poderia seguir hoje para o nordeste.
De acordo com a rede CNN, a maioria das mortes foi decorrente de acidentes nas estradas. Na quarta-feira, o presidente Barack Obama havia decretado estado de emergência em 45 condados nos estados da Carolina do Sul e da Geórgia. Nesse último, há duas semanas, a neve obrigou centenas de estudantes a dormir nas escolas, por causa do bloqueio nas estradas.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.