Mundo

Empresas da Finlândia e dos EUA destruirão armas químicas sírias

Companhia finlandesa também destruirá os resíduos químicos resultantes do processo de neutralização de agentes químicos no barco americano Cape Ray

Agência France-Presse
postado em 14/02/2014 10:39
Haia - Uma empresa finlandesa e outra americana foram escolhidas para participar da destruição do arsenal químico sírio, anunciou nesta sexta-feira a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

A finlandesa Ekokem e a americana Veolia Environmental Services Technical Solutions, filial da sociedade francesa Veolia, destruirão uma parte das 500 toneladas de produtos químicos de "categoria dois" declarados pela Síria.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]A companhia finlandesa também destruirá os resíduos químicos resultantes do processo de neutralização de agentes químicos no barco americano Cape Ray. Alemanha e Reino Unido já aceitaram participar da destruição destes agentes químicos. Ekokem e Veolia foram selecionadas entre 14 companhias que ofereceram seus serviços, lembrou a OPAQ, que estima que o custo da destruição oscila entre 25 e 30 milhões de euros.

A transferência de agentes químicos da Síria começou, mas está atrasada devido aos combates neste país desde março de 2011. A Síria declarou possuir 1.290 toneladas de armas químicas e de ingredientes para fabricá-las. O plano de desarmamento químico da Síria, aprovado pela ONU após um acordo entre Moscou e Washington, prevê a eliminação da totalidade do arsenal químico sírio antes de 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação