Mundo

Negociações de paz com o mediador da ONU para a Síria seguem sem avanços

"Infelizmente, essa discussão não fez nenhum progresso", disse o vice-chanceler sírio, Faisal Mokdad

Agência France-Presse
postado em 14/02/2014 13:15
Genebra - Não ocorreram progressos nesta sexta-feira (14/2)nas discussões de paz com o mediador da ONU para a Síria em Genebra, indicou o porta-voz da delegação do governo sírio.

"Infelizmente, essa discussão não fez nenhum progresso", disse o vice-chanceler sírio, Faisal Mokdad, sobre a reunião nesta sexta-feira conduzida com a delegação do governo pelo mediador da ONU Lakhdar Brahimi.

O porta-voz da delegação da oposição, Louai Safi, chegou à mesma conclusão sobre o encontro de sua delegação com Brahimi. "Até o momento, as negociações estão num impasse, como todos sabem", afirmou Safi a jornalistas. Nenhum dos dois homens quis dar indicações sobre as futuras negociações, enquanto que o mediador da ONU não prevê falar com a imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

Mais do que nunca, as suas posições se mostraram diametralmente opostas. O vice-ministro Faisal Moqdad reiterou que para o governo a luta contra o "terrorismo" continua a ser uma prioridade. "Aqueles que não querem lutar contra o terrorismo não fazem parte do povo sírio", disse. "Aqueles que pegam em armas contra o seu povo e seu governo são terroristas", acrescentou. "Não temos nenhum problema em discutir o terrorismo iniciado pelo regime (...), mas sem uma transição governamental nada irá acontecer", declarou o representante da oposição, observando que sua delegação apresentou na quinta-feira um documento escrito, que a delegação do governo nem sequer quer ver.

"Como podemos falar de um fim da violência, enquanto o regime continua a praticar atos de violência contra civis?", questionou, afirmando que "precisaríamos de uma outra equipe, de patriotas que acreditam na Síria e não na família que tem o poder".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação