Agência France-Presse
postado em 14/02/2014 18:49
A União Europeia pretende enviar cerca de mil soldados para a República Centro-Africana, com o objetivo de ajudar a restaurar a ordem no país, informou a chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton, nesta sexta-feira (14/2). O anúncio foi feito depois de uma reunião com o Conselho de Segurança da ONU."Acredito que as forças vão desembarcar muito, muito em breve", explicou Ashton. Diplomatas europeus afirmaram que o envio das tropas deve ocorrer até o começo do próximo mês. Até agora, poucos países do continente comprometeram-se publicamente a mandar apoio militar ao país.
[SAIBAMAIS]A RCA vive um grave conflito desde que uma coalizão rebelde, chamada Seleka, deu um golpe de Estado há cerca de um ano, levando ao poder Michel Djotodia, primeiro presidente muçulmano do país, de maioria cristã.
O presidente dissolveu oficialmente a Seleka, mas conflitos entre ex-integrantes do grupo e milícias armadas de cristãos eclodiram no país, levando Djotodia a renunciar em janeiro. Nas últimas semanas ocorreu uma fuga em massa de muçulmanos. Tropas internacionais têm falhado em conter a violência no país, rico em recursos naturais, mas pobre economicamente.