Agência France-Presse
postado em 15/02/2014 08:39
Rancho Mirage - Os Estados Unidos pressionarão mais o presidente sírio Bashar Al-Assad para que melhore a situação humanitária na Síria, declarou o presidente Barack Obama, que anunciou, por outro lado, uma ajuda de um bilhão de dólares para a Jordânia.
Durante uma reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, em Rancho Mirage, Califórnia, o presidente americano afirmou que solucionar a crise síria levará tempo. "Não esperamos uma solução para isso em curto prazo", enfatizou.
"Mas temos de tomar medidas imediatas para ajudar na situação humanitária", acrescentou. É preciso tomar medidas intermediárias para pressionar mais o regime de Al-Assad", disse ainda.
A ajuda dada à Jordânia será usada para enfrentar a chegada de refugiados sírios a seu território. Obama ofereceu um bilhão de dólares em garantias de empréstimo e a renovação de um acordo de cooperação de 660 milhões anuais.
[SAIBAMAIS]
Os fundos serão destinados em parte aos gastos que a Jordânia tem com a chegada de milhares de sírios que fogem da guerra civil em seu país e para compensar o corte de fornecimento de gás que vinha do vizinho Egito.
O rei hachemita, um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio, se reuniu na quarta-feira, em Washington, com o vice-presidente, Joe Biden, com quem analisou medidas em andamento para chegar a uma transição política e o fim do conflito na Síria e também como responder melhor à ameaça crescente do extremismo violento nutrido pelo conflito sírio.
Neste sábado, o mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, encerrou a segunda rodada de conversações entre o governo sírio e a oposição em Genebra, sem que fossem registrados progressos ou fixada uma data para a terceira rodada.
"Creio que é melhor que cada uma das partes se retire e reflita sobre sua responsabilidade e diga se quer que este processo continue ou não", declarou Brahimi à imprensa. O mediador pediu desculpas ao povo sírio pela ausência de progressos nas conversações. "Eu sinto muito", afirmou.
Brahimi enfatizou que, pelo menos, as duas partes chegaram a um acordo sobre os temas que serão abordados em uma terceira rodada, desde que esta seja realizada.
Leia mais notícias em Mundo
Outro tema que o líder americano abordou com Abdullah II foi o processo de paz entre Israel e os palestinos, antes de voltar a consultas com Israel e Arábia Saudita nas próximas semanas.
O encontro de Obama com o rei Abdullah é o primeiro de uma série de reuniões que o presidente americano planeja realizar com figuras-chave nas negociações do conflito palestino-israelense, dentro dos esforços de Washington para retomar as negociações de paz iniciadas em julho de 2013.
A Casa Branca anunciou esta semana que Obama receberá no dia 3 de março o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Washington.
Obama também realizará uma visita à Arábia Saudita, outro aliado histórico, para concluir um giro europeu no final de março.