San Salvador - O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga recebeu alta e deixou nesta terça-feira (18/2) o hospital em que estava há uma semana.
Alvarenga foi levado ao centro médico, depois de ficar 13 meses à deriva no Oceano Pacífico.
Leia mais notícias em Mundo
"Estou bem, muito obrigado", disse aos jornalistas ao deixar o hospital público de São Rafael, na cidade de Santa Tecla, a oeste da capital salvadorenha, ao lado da ministra da Saúde María Isabel Rodríguez e de uma enfermeira.
[SAIBAMAIS]Ao ser perguntado se voltaria à comunidade de Garita Palmera, 118 km ao oeste de São Salvador, onde vivem seus pais, o náufrago, de 37 anos, indicou que não tinha essa intenção.
O náufrago foi submetido a uma série de exames físicos e psicológicos durante a semana em que esteve internado, desde que voltou a El Salvador no dia 11 de fevereiro, após ser resgatado das Ilhas Marshall no dia 30 de janeiro.
"Decidimos dar alta ao paciente, mas manteremos o tratamento de saúde", declarou à imprensa o psiquiatra Ángel Fredi Sermeño, membro da equipe que o atendeu.
Alvarenga, que virou herói nacional e uma espécie de símbolo de esperança, disse ter saído para pescar tubarões na costa mexicana do Pacífico no fim de 2012, e apareceu em 30 de janeiro nas Ilhas Marshall, depois de percorrer 12.500 quilômetros.
Ele relatou que foi obrigado a comer aves, peixes e tartarugas durante 13 meses para sobreviver.
O homem foi encontrado pelo dois únicos habitantes da região em que ele desembarcou, Amy Libokmeto e Russell Laijedrik, que viram o náufrago seminu e com uma faca na mão.