Mundo

EUA querem trocar soldado americano por presos talibãs

Washington espera conseguir a libertação do sargento Bowe Bergdahl, capturado pelos talibãs em junho de 2009

Agência France-Presse
postado em 18/02/2014 21:32
Washington - Os Estados Unidos querem retomar as negociações com os talibãs sobre a troca de seu soldado mantido como prisioneiro por detentos de Guantánamo, informou o jornal "The Washington Post".

Washington espera conseguir a libertação do sargento Bowe Bergdahl, capturado pelos talibãs em junho de 2009, antes da saída da maior parte do contingente americano estacionado no Afeganistão, prevista para acontecer até o final de 2014, disseram as autoridades americanas citadas pelo jornal.



Segundo o "Post", Bergdhal seria trocado por cinco talibãs detidos em Guantánamo, que seriam soltos e apanhados no Catar. As discussões ainda não foram realizadas, acrescenta o "Washington Post".

A porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki, declarou à AFP que "trabalhamos todo dia, utilizando todos os recursos militares, diplomáticos e de inteligência, para que o sargento Bergdhal volte para casa são e salvo".

Já o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou nesta terça que "não estamos envolvidos em negociações ativas com os talibãs".

"Se as negociações forem retomadas em um momento ou outro, gostaríamos de falar com os talibãs sobre o retorno do sargento Bergdhal, são e salvo", completou Carney.

No início de janeiro, os Estados Unidos receberam, pela primeira vez em três anos, uma "prova de vida" do sargento, capturado em 30 de junho de 2009 na província de Paktika (sudeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação