Mundo

ONG acusa regime sírio de utilizar novas armas com submunições

Os foguetes foram utilizados nos dias 12 e 13 de fevereiro em ataques que provocaram a morte de ao menos dois civis e feriram pelo menos outros dez

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 10:11
Rebeldes levantam armas em Deir al-Zor, no Leste da Síria
Beirute
- As forças governamentais sírias utilizam um novo tipo de foguete com submunições, muito poderoso e jamais empregado até agora no conflito sírio, denunciou a Human Rights Watch (HRW) em um comunicado publicado nesta quarta-feira (19/2). Fotos tiradas depois de um ataque recente na cidade de Hama (centro) mostram que o governo mobilizou foguetes terra-terra 300 mm 9M55K de fabricação russa que podem transportar dezenas de submunições, indicou a HRW.

Os foguetes foram utilizados nos dias 12 e 13 de fevereiro em ataques que provocaram a morte de ao menos dois civis e feriram pelo menos outros dez. Estes foguetes são três vezes maiores que as outras armas com submunições utilizadas pelas forças governamentais, indicou esta organização não governamental (ONG), advertindo que esta arma causará um número maior de mortos na população civil.



"É terrível que as forças governamentais sírias continuem utilizando contra seu povo submunições proibidas", protestou Steve Goose, diretor do departamento encarregado de armamento na HRW. "As bombas de submunições estão matando civis sírios e ameaçam as futuras gerações", acrescentou.

As bombas com submunições estão proibidas em 113 países. Matam de forma indiscriminada e as pequenas bombas que transportam se espalham e continuam mutilando e matando civis muito tempo depois do ataque inicial. Mais de 140 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em março de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação