Mundo

Coreia do Norte prende missionário por ter distribuído literatura religiosa

O religioso de 75 anos é australiano e está sendo interrogado em Pyongyang sobre folhetos religiosos em coreano que supostamente transportava

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 10:17
Sydney - Um missionário australiano de 75 anos foi detido na Coreia do Norte, acusado de ter distribuído literatura religiosa, afirmou sua esposa à AFP, confirmando a informação do jornal australiano Adelaide Advertiser. Agentes de segurança prenderam na segunda-feira (17/2) John Short em um hotel de Pyongyang. Ele já havia sido interrogado no domingo à noite.

A Austrália, como a maioria dos países ocidentais, não tem presença diplomática na Coreia do Norte e seus interesses no país são representados pela Suécia. "Estamos em contato estreito com os funcionários suecos em Pyongyang para garantir que ele está bem e obter mais informações", disse um porta-voz do ministério.



A Constituição norte-coreana garante a liberdade de culto, mas as atividades religiosas são controladas e reservadas a grupos reconhecidos pelo regime. Pyongyang considera os missionários estrangeiros agentes subversivos. Desde sua detenção, o missionário está sendo interrogado em Pyongyang sobre folhetos religiosos em coreano que supostamente transportava.

Segundo a esposa Karen, John Short comprou em Hong Kong a editora religiosa Christian Book Room há 15 anos e publicava calendários e bíblias em chinês e em outras línguas. "Sabia que a Coreia do Norte não é um destino turístico, mas quer ajudar os habitantes", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação