Mundo

Tiroteios e explosões são registrados nos arredores do aeroporto de Bangui

Pequenos grupos de manifestantes que protestam devido às operações da força francesa levantaram barricadas no principal eixo que conduz ao aeroporto

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 10:32
Bangui - Intensos tiroteios de armas automáticas e explosões de foguetes e granadas foram ouvidos nesta quarta-feira (19/2) nos arredores do aeroporto de Bangui, onde os manifestantes levantaram barricadas contra as forças internacionais, constatou um jornalista da AFP. Os soldados franceses que protegem a entrada principal da zona aeroportuária responderam ao ataque, e a troca de disparos causou pânico nos moradores dos bairros vizinhos.

Soldados franceses realizam operação em Bangui
Aparentemente, trata-se de confrontos entre os soldados da Força Africana na República Centro-africana (Misca) e os milicianos anti-balaka entrincheirados nos bairros próximos ao aeroporto. Cerca de cem pessoas que vivem no gigantesco campo de deslocados junto ao aeroporto se refugiaram no terminal e os soldados franceses tentavam fazer com que voltassem para o acampamento.



Pequenos grupos de manifestantes que protestam devido às operações da força francesa Sangaris contra os milicianos anti-balaka levantaram barricadas no principal eixo que conduz ao aeroporto. A poucos centenas de metros da entrada do aeroporto, 200 ou 300 homens jovens denunciaram energicamente a açao das forças francesa (Sangaris) e africana (Misca), assim como a política das autoridades de transição.

A luta contar os antibalaka - forças majoritariamente cristãs acusadas de perseguir os muçulmanos - é uma das prioridades das forças internacionais. A presidente de transição centro-africana, Catherine Samba Panza, também prometeu guerrear contra elas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação