Mundo

Opositores se mobilizam em apoio ao dirigente detido na Venezuela

A prisão do ativista foi considerada uma "violação flagrante" do devido processo judicial pela organização Human Rights Watch, em nota divulgada nesta terça

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 11:10
Caracas - A oposição venezuelana e os estudantes convocaram para esta quarta-feira (19/2) uma nova mobilização em apoio ao dirigente radical opositor Leopoldo López, que se entregou à polícia e será apresentado ante um tribunal acusado pela morte de três manifestantes na semana passada. "Nesta quarta, vamos acompanhar Leopoldo, que é vítima de um processo judicial armado", afirmou em coletiva de imprensa transmitida pela internet o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma.

Líder da oposição venezuelana Leopoldo Lopez entra em veículo blindado da Guarda Nacional, em Caracas
À convocação se uniram outros partidos políticos e líderes estudantis como Gaby Arellano, que em seu Twitter escreveu: "Nosso compromisso com #Venezuela continua, nos vemos amanhã 10h (11h30 de Brasília) no Palácio da Justiça ;Não mais #RepressãoemVzla". Leopoldo López, líder do partido opositor Vontade Popular, entregou-se na terça-feira à Guarda Nacional Bolivariana em uma praça de Caracas.

López era procurado pela Justiça venezuelana, que o acusa da morte de três pessoas durante os protestos da semana passada. Ele estava foragido há uma semana. O líder opositor apareceu por volta do meio-dia na Praça Brión, no bairro opositor de Chacaito (leste). Após um breve discurso a seus partidários, ele se entregou aos agentes, que o escoltaram até um veículo da guarda. "Apresento-me à Justiça injusta, a uma Justiça corrupta", declarou López, vestido de branco e com uma bandeira da Venezuela, sob os aplausos de milhares de partidários.

Após discursar a seus seguidores e pedir que se retirassem da praça de forma pacífica, López se dirigiu aos guardas nacionais com uma flor branca. A multidão tentou impedir a passagem do veículo que levava López, que - pessoalmente e com um megafone da própria polícia - pediu aos simpatizantes que deixassem os agentes trabalhar. Já dentro da viatura, voltou a pedir que todos ficassem calmos. "Liberdade, liberdade", gritavam os manifestantes.

"Se a minha prisão servir para despertar um povo, para despertar definitivamente a Venezuela e para que os venezuelanos e venezuelanas que querem mudanças construam um caminho de paz e democracia (...) valerá a pena", insistiu. No Palácio de Governo e na frente da manifestação governista de trabalhadores petroleiros, o presidente Nicolás Maduro afirmou que "esse chefe político da direita venezuelana já está nas mãos do Ministério Público para responder por seus chamados à rebelião".



"Nas próximas horas, o Ministério Público apresentará o cidadão Leopoldo López perante o Tribunal, com a garantia de todos seus direitos", escreveu a procuradora Luisa Ortega Díaz em sua conta no Twitter. O dirigente opositor será transferido para uma prisão militar fora de Caracas, e deve ser apresentado à Justiça ao meio-dia de quarta-feira, informou seu partido. López "passará esta noite ilegalmente na prisão de Ramo Verde", declarou o Vontade Popular.

[SAIBAMAIS]A prisão do ativista foi considerada uma "violação flagrante" do devido processo judicial pela organização Human Rights Watch, em nota divulgada nesta terça. "A detenção de Leopoldo López é uma violação flagrante de um dos princípios mais básicos do devido processo, o de que não podem prender você sem provas que liguem você ao crime", afirmou o diretor para as Américas da HRW, José Miguel Vivanco, no comunicado.

Vivanco questionou que as autoridades não tenham fornecido provas, mas "apenas insultos e teorias de conspiração", e ressaltou que a "única causa provável parece ser o fato de que López é um opositor", completou a nota da organização americana. "Mas, infelizmente, em um país sem um Poder Judiciário independente, isso pode ser suficiente", acrescentou o texto, convocando a comunidade internacional a solicitar a "libertação imediata e incondicional" de López.

López, um jovem economista de 42 anos formado em Harvard e proibido pela Justiça de exercer cargos públicos, afirmou que nunca deixará a Venezuela e pediu uma "saída pacífica desse desastre", em um país que vive uma grave crise econômica, com uma inflação de 56,3% e uma severa falta de alimentos e produtos de primeira necessidade.

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra López, acusando-o de ser responsável pela morte de três manifestantes na quarta-feira passada durante confrontos entre opositores e a polícia. Na terça, marchas da oposição e de partidários do governo transcorreram sem incidentes, mas marcaram um clímax depois de duas semanas de protestos universitários contra a insegurança e o desabastecimento no país, que Caracas atribui a uma interferência dos Estados Unidos para promover um golpe de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação