Mundo

Jovem tunisiano que postou caricaturas de Maomé recebe indulto

A presidência explicou na página oficial do Facebook tratar-se de uma "graça especial"

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 13:50
Tunes - O presidente tunisino Moncef Marzuki concedeu indulto a Jabeur Mejri, um jovem tunisino preso desde 2012 por postar caricaturas do profeta Maomé, informou o porta-voz da presidência da República, sem indicar se ele será libertado. O presidente assinou o "indulto de Jabeur Mejri (...) no que diz respeito à acusação principal", indicou Adnene Manser à rádio Shems FM.

"Ficamos surpresos ao saber da existência de uma outra acusação" penal, acrescentou sem dar mais detalhes, o que indica que a libertação do jovem permanece incerta. A presidência explicou em sua página oficial do Facebook tratar-se de uma "graça especial".

O presidente da Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH) na Tunísia, Mokhtar Trifi, que acompanha o caso desde a condenação do jovem disse estar surpreso. "Não tínhamos absolutamente nenhum conhecimento da existência de um outro caso. Estamos trabalhando no caso pelo qual ele foi preso em Mahdia (sua cidade natal) e nunca houve qualquer outro questionamento", disse Will à AFP.



A direção-geral das prisões da Tunísia não soube responder às perguntas da AFP. Jovem desempregado de Mahdia (150 km ao sul de Túnis), Jabeur Mejri cumpre desde março 2012 uma pena de sete anos e meio de prisão por postar na internet textos e desenhos considerados insultantes ao Islã.

O Código Penal tunisiano não pune a blasfêmia, mas ele foi condenado especialmente por perturbação a ordem pública. Seu amigo Ghazi Beji, condenado à mesma pena pelo incidente, fugiu da Tunísia e recebeu asilo na França depois de uma longa viagem através do Magrebe e da Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação