Mundo

Desabamento de mina no deserto do Atacama mata ao menos dois mineiros

O corpo de uma das duas vítimas, de 43 e 60 anos, foi resgatado na madrugada em meio a uma grande quantidade de pedras

postado em 19/02/2014 14:04
Santiago - Dois mineiros faleceram ao ficarem presos nesta terça-feira (18/2) em um desabamento na mina Paraíso, localizada no deserto do Atacama, no norte do Chile, informou nesta quarta-feira à AFP o Escritório Nacional de Emergências (Onemi). "Ocorreu um acidente minerador no setor de Diego Almagro (norte) que deixou dois falecidos", declarou à AFP Mauricio Maturana, diretor da Onemi na região do Atacama.

O corpo de uma das duas vítimas, de 43 e 60 anos, foi resgatado na madrugada desta quarta-feira (19/2) em meio a uma grande quantidade de pedras. As equipes do corpo de bombeiros, da polícia e do Serviço Nacional de Geologia e Minas seguiam com as tarefas para recuperar o segundo cadáver, segundo meios de comunicação locais.



O Ministério Público do Atacama investiga as causas do desabamento, ocorrido na última terça-feira às 20h00 (20h00 de Brasília) e que pode ter sido provocado por uma explosão. Segundo números oficiais, 24 mineiros morreram em 2013 por acidentes no Chile, o maior produtor de cobre do mundo, onde os altos preços do minério levaram à proliferação de pequenas minas que às vezes não contam com todas as condições de segurança.

Em 2010, 33 mineiros foram resgatados depois de passar 69 dias enterrados a 700 metros também no deserto do Atacama, onde nos últimos dias era gravado um filme baseado em seu testemunho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação