Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 14:09
Roma - O magnata e ex-primeiro-ministro conservador italiano Silvio Berlusconi confirmou nesta quarta-feira (19/2) sua oposição ao governo liderado pelo centro-esquerdista Matteo Renzi, mas declarou que aprecia sua juventude. "Ele tem a metade de minha idade e isso é um bom sinal para o futuro do país e para sua classe dirigente", afirmou Berlusconi, ao falar de Renzi, de 39 anos, que está realizando contatos políticos para formar um novo governo.Berlusconi, líder do Força Itália, assegurou que, se permanecer na oposição, decidirá votar a favor ou contra as leis que serão propostas por Renzi de acordo com seu conteúdo. "Votaremos a favor se forem favoráveis aos interesses dos italianos. Mas garantimos ao novo chefe de governo nossa disposição para trabalharmos juntos", declarou ainda.
Renzi anunciou nesta quarta-feira que aceitará no sábado o cargo de presidente do conselho governamental e que se apresentará na próxima segunda-feira ao Parlamento para pedir um voto de confiança. Após realizar consultas com dezenas de líderes políticos, Renzi declarou que no sábado irá ao Palácio Quirinal, sede da presidência, para aceitar formar um governo e que na segunda-feira "se apresentará ao Parlamento" para obter a confiança das câmaras.
Renzi, de 39 anos, recebeu na segunda-feira do presidente Giorgio Napolitano a responsabilidade de formar um novo governo, após a renúncia do primeiro-ministro Enrico Letta. Letta foi forçado a renunciar depois de dez meses no poder por seu próprio Partido Democrático, cuja direção optou por Renzi após eleições internas.