Mundo

Brasil lamenta mortes na Ucrânia e pede diálogo para solução de crise

"O governo brasileiro conclama todas as partes envolvidas a dialogar. A crise política na Ucrânia deve ser equacionada pelos próprios ucranianos", diz nota

postado em 19/02/2014 15:55

Crise política na Ucrânia começou no final de novembro

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota hoje lamentando as mortes ocorridas ontem (18/2) e hoje na capital da Ucrânia, Kiev, devido aos confrontos entre forças de segurança do governo e manifestantes. Pelo menos 26 pessoas morreram. De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro acompanha com preocupação a deterioração do quadro político e institucional no país.

[SAIBAMAIS]"O governo brasileiro conclama todas as partes envolvidas a dialogar. A crise política na Ucrânia deve ser equacionada pelos próprios ucranianos, de forma pacífica e com base no respeito às instituições e aos direitos humanos", diz a nota.

Leia mais notícias em Mundo

Nesta quarta-feira, a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ONU), Navi Pillay, expressou preocupação em relação à crise ucraniana e pediu que as partes se controlem ao máximo para evitar a escalada de violência. O papa Francisco pediu que as partes cessem a violência. Os Estados Unidos, por meio do secretário de Estado, John Kerry, avaliaram que a violência é inaceitável e que a questão não será solucionada com "derramamento de sangue". A Rússia condenou os protestos e acredita que a oposição quer conduzir um golpe de Estado.

A crise política na Ucrânia começou no final de novembro, quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente Viktor Yanukóvich de suspender os preparativos para assinar um acordo de associação com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia. Depois de algumas semanas de trégua nos confrontos, nos últimos dois dias os enfrentamentos voltaram a ocorrer, especialmente na capital do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação