Mundo

Freira de 84 anos vai presa por invadir instalação nuclear nos EUA

Segundo as autoridades, Rice atravessou as cercas e várias faixas de segurança no Complexo Y-12 de Segurança Nacional, no estado do Tennessee

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 18:59
Chicago - Megan Rice, uma freira de 84 anos que invadiu uma instalação nuclear considerada uma das mais bem vigiadas dos Estados Unidos, foi condenada a quase três anos de prisão na terça-feira (18/2), informou a imprensa local.

Segundo as autoridades, Rice atravessou as cercas e várias faixas de segurança no Complexo Y-12 de Segurança Nacional, no estado do Tennessee, junto com outros dois integrantes do grupo pacifista Transform Now Plowshares, em julho de 2012.

O grupo passou duas horas no complexo até ser detido pelos agentes de segurança.

Antes de serem encontrados, eles hastearam bandeiras contra programas nucleares, pintaram mensagens como "trabalhe pela paz, e não pela guerra", além de terem jogado sangue humano em um prédio para armazenar e processar o urânio altamente enriquecido destinado a fabricar bombas nucleares.

Leia mais notícias em Mundo


O incidente levou o Congresso americano a revisar a segurança nas instalações nucleares dos Estados Unidos. Megan, que ficou presa desde sua condenação no ano passado, pediu ao juiz que impusesse a pena máxima por seus crimes em uma audiência de quatro horas.

"Por favor, não tenha clemência comigo", disse Rice, de acordo com o jornal "Tennessean".

"Permanecer na prisão pelo resto da minha vida seria a maior honra que o senhor poderia me dar", afirmou.

O juiz federal Amul Thapar disse que lutou para encontrar a condenação correta e equilibrar as boas obras passadas da freira Megan Rice com a necessidade de dissuadir outros ativistas a violar a lei com fins políticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação