Mundo

Obama chega ao México para cúpula trilateral da América do Norte

Obama foi recebido pelo chanceler mexicano, José Antonio Meade, e outros representantes diplomáticos na pista do aeroporto da capital do estado do México

Agência France-Presse
postado em 19/02/2014 19:02

Presidente dos EUA, Barack Obama em uma reunião bilateral com o presidente do México, Enrique Pena Nieto

Toluca - O presidente, Barack Obama, aterrissou nesta quarta-feira na cidade mexicana de Toluca (centro) para participar de uma cúpula com os líderes do México e do Canadá focada em aprofundar uma integração comercial em meio a atritos entre os sócios.

Obama foi recebido pelo chanceler mexicano, José Antonio Meade, e outros representantes diplomáticos na pista do aeroporto da capital do estado do México, situada a 70 km da capital federal e onde permanecerá menos de nove horas.

Resguardado por uma caravana de umas 25 caminhonetes, o presidente norte-americano chegou ao palácio do governo em Toluca, onde foi recebido pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, com quem manterá uma breve reunião antes de iniciar os encontros trilaterais também com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Mais de 5.000 policiais e militares reforçam a segurança da capital do estado do México, o mais povoado do país e onde Peña Nieto desenvolveu sua carreira política até chegar à presidência em 2012, que tem suas artérias principais e secundárias próximas por mais de 10.000 barreiras metálicas.

Antes da chamada cúpula dos "Três Amigos", cerca de 800 militantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), o maior da esquerda mexicana, protestaram em Toluca contra a recém aprovada reforma energética, que abre a indústria de petróleo ao setor privado, acusada de servir aos interesses das grandes petroleiras multinacionais.

"Parem a venda do México" ou "Traição à pátria", podia ser lido em alguns cartazes no protesto. Os desafios do crime organizado, em especial a violência no México, roubaram a atenção de cúpulas anteriores da América do Norte. Nesta ocasião, Peña Nieto apresenta em Toluca um pacote de reformas elogiadas por Washington e aspira reforçar a integração econômica da região, aprofundando o Tratado de Livre Comércio para América do Norte (Nafta) que este ano completa duas décadas de vigência.

Os Estados Unidos são o destino de cerca de 80% das exportações do México e seu comércio bilateral se elevou de 88,2 bilhões de dólares de 1993 a 508 bilhões em 2013. Por sua vez, o México é o terceiro sócio comercial dos Estados Unidos e também do Canadá (20,3 bilhões de dólares no comércio bilateral em 2013).

Leia mais notícias em Mundo

Espera-se que as conversas trilaterais se concentrem em como reforçar um bloco comercial que representa um terço do Produto Interno Bruto do mundo, com a possibilidade de chegar a um acordo comercial com os países asiáticos conhecido como o Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

No projeto de declaração conjunta também se apresenta a concretização de um Plano de Transporte para a América do Norte e a harmonização de regras e requerimentos para visitantes a negócios e turistas nas alfândegas, de acordo com o jornal Reforma.

Atritos entre os "Três Amigos"

Apesar de seus laços comerciais, os sócios deste tratado sustentam várias controvérsias que podem surgir nas conversas e na coletiva de imprensa conjunta, prevista para as 19H15 locais (23H15 de Brasília).

Em uma reunião prévia realizada na terça-feira na Cidade do México, Peña Nieto voltou a pedir a Harper que elimine a obrigação imposta em 2009 aos mexicanos de obter um visto para visitar o Canadá, o que aborrece o país latino-americano.

O governo canadense, por sua vez, pede aos Estados Unidos para tomar finalmente uma decisão sobre o oleoduto Keystone XL, um projeto controverso que levaria petróleo do Canadá ao Texas (centro-sul dos EUA), e que provocou objeções de ambientalistas.

A reunião entre os três líderes norte-americanos deverá servir também para que Obama, que volta a Washington na noite desta quarta-feira, defenda seu projeto de reforma migratória - chave para a economia norte-americana, que emprega milhares de trabalhadores mexicanos - que já conseguiu a luz verde do Senado, mas que se encontra estagnada e sem maiores esperanças na Câmara de Representantes.

Por volta das 14H40 (17H40 de Brasília) os três presidentes têm um almoço de trabalho, seguido de um encontro bilateral entre Obama e Harper.

Obama liderará também uma reunião com empresários e representantes da sociedade civil e educativa para, às 17H30 (20H30), iniciar a reunião trilateral com Peña Nieto e Harper. Obama voará a Washington após falar com a imprensa. A última Cúpula de Líderes da América do Norte foi realizada em abril de 2012 em Washington.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação