Mundo

Oposição na Venezuela convoca nova marcha para sábado

Aveledo disse que a marcha será pacífica e %u201Cnão há qualquer desculpa%u201D para impedir a sua realização

postado em 19/02/2014 23:54
A oposição venezuelana convocou hoje (19) uma nova manifestação para sábado (22) para exigir o desarmamento de grupos que declaram apoiar o governo e que, segundo a oposição, foram responsáveis pelos incidentes violentos na semana passada, quando morreram pelo menos seis pessoas.

;Não podem conviver grupos armados ilegais e a paz em sociedade. Ao governo cabe a responsabilidade de desarmar estes grupos;, defendeu o responsável da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo, em uma coletiva de imprensa.

Aveledo disse que a marcha será pacífica e ;não há qualquer desculpa; para impedir a sua realização, em referência à exigência do governo de emitir uma autorização para as manifestações.

O clima de tensão agravou-se na Venezuela na terça-feira (18), com a entrega às autoridades do dirigente da oposição Leopoldo López, dirigente do partido Vontade Popular, acusado pelo governo de promover atos de violência para forçar a saída do presidente Nicolás Maduro.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lamentou ;as perdas humanas e os incidentes de violência; na Venezuela e apelou para o ;diálogo entre os implicados relevantes;.

O responsável pela ONU disse ter tomado nota das ;preocupações expressadas pelos governos da região; e disse esperar que o diálogo permita conseguir ;pacificamente as mudanças pelas quais o país atravessa atualmente;.

Já o diretor para o Continente Americano da Human Rights Watch, José Luís Vivanco, criticou o ;silêncio; dos governos da região sobre os protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação