Mundo

Fukushima registra novo vazamento de água radioativa em depósito

Contudo, o presidente da empresa que opera na central nuclear acredita que "é pouco provável que a água que escapou tenha chegado ao mar"

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 08:03
Tóquio - Um novo vazamento de água contaminada foi constatado na parte superior de um dos vários depósitos instalados na central nuclear acidentada de Fukushima, anunciou nesta quinta-feira (20/2) a operadora Tokyo Electric Power (Tepco).

[SAIBAMAIS]Quase 100 metros cúbicos saíram da cisterna afetada, informou um porta-voz da empresa. "Não há nenhuma fossa perto deste depósito, que está afastado do Oceano Pacífico e, portanto, é pouco provável que a água que escapou tenha chegado ao mar", disse o representante da empresa. A distância entre o depósito e a costa é de quase 700 metros.



Esta água não contém césio radioativo, mas permanece contaminada por radionuclídeos que emitem raios beta. A Tepco afirmou que mediu uma radioatividade de 230.000 becquerels de estrôncio e outros emissores de radiações beta por litro. "O vazamento foi contido e estamos recuperando a água que escapou e a terra contaminada", disse o porta-voz.

O acidente provocou uma situação inédita com quatro reatores muito danificados e a emissão de grandes quantidades de elementos radioativos no ar, solo e água da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação