Mundo

Barcelona é indiciado por crime fiscal, na Audiência Nacional espanhola

O clube de futebol foi acusado de um suposto crime fiscal cometido na contratação do atacante brasileiro Neymar

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 12:18
O juiz solicitou que o clube certifique se Neymar era considerado para efeitos fiscais em 2013 com a obrigação de tributação na Espanha ou no Brasil

Madri -
Um juiz da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, decidiu nesta quinta-feira (20/2) indiciar o FC Barcelona por um suposto crime fiscal na contratação do atacante brasileiro Neymar, informou uma fonte judicial.

"O juiz Pablo Ruz indicia o FC Barcelona por um crime contra a Fazenda Pública a respeito da contratação do jogador brasileiro", informou a fonte. Na decisão, o magistrado solicita ainda ao fisco "as declarações voluntárias de liquidação de impostos de 2011, 2012 e 2013 do clube em relação à contratação, assim como certificar se Neymar era considerado para efeitos fiscais em 2013 com a obrigação de tributação na Espanha ou no Brasil".

Neymar, de 22 anos, assinou contrato de cinco temporadas com o Barça em maio de 2013.

A transferência do astro brasileiro do Santos provocou uma grande turbulência na Espanha depois que um sócio do Barça apresentou uma denúncia contra o presidente do clube, Sandro Rosell, por "apropriação indébita" na contratação.

A aceitação da denúncia pelo juiz Pablo Ruz provocou a renúncia, em 23 de janeiro, de Rosell.

Em uma nota enviada ao juiz Ruz, com data de 17 de fevereiro e divulgada na quarta-feira, o promotor José Perals pediu a ampliação da investigação ao clube como pessoa jurídica por "um possível crime contra a Fazenda Pública". O promotor calculou a suposta fraude tributário em 9,1 milhões de euros (12,5 milhões de dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação