Mundo

Hollande anuncia transferência de restos mortais de 4 herois da Resistência

O chefe de Estado deve anunciar a decisão durante uma homenagem solene em Mont-Valérien, perto de Paris

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 13:46

Paris - O presidente François Hollande anunciará na sexta-feira (20/2) a transferência dos restos mortais de quatro heróis da Resistência à ocupação alemã, incluindo duas mulheres, onde estão enterradas grandes figuras da história da França. O chefe de Estado deve anunciar a decisão durante uma homenagem solene em Mont-Valérien, perto de Paris, onde foram fuzilados durante a Segunda Guerra Mundial mais de mil integrantes da resistência e reféns.


[SAIBAMAIS]Segundo a imprensa francesa, os quatro homenageados são a etnóloga Germaine Tillion, Genevi;ve de Gaulle-Anthonioz, sobrinha do general de Gaulle, Pierre Brossolette e Jean Zay, que foi assassinado em junho de 1944. Entre as 71 personalidades estão no Panteão de Paris há apenas duas mulheres, a cientista Marie Curie e Sophie Berthelot, mas esta última está enterrada no local apenas como esposa do químico Marcellin Berthelot.




O Mont-Valérien, ao oeste de Paris, foi o principal local de execução utilizado na França pelo exército alemão entre janeiro de 1941 e 15 de junho de 1944. Na capela do local, onde eram presos antes da execução, ainda é possível ler as mensagens dos integrantes da resistência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação