Mundo

Tropas sírias e rebeldes combatem em Yabrud, perto da fronteira libanesa

á em Aleppo, oito soldados morreram e outros 20 ficaram feridos em um atentado realizado por jihadistas da Frente al-Nusra

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 13:58
Beirute - As tropas sírias e os insurgentes se enfrentavam nesta quinta-feira (20/2) pelo controle de Yabrud, um bastião rebelde em Qalamun, região estratégica ao norte de Damasco fronteiriça com o Líbano, indicou nesta quinta-feira uma ONG opositora.

[SAIBAMAIS]Já em Aleppo (norte) oito soldados morreram e outros 20 ficaram feridos em um atentado realizado por jihadistas da Frente al-Nusra. Um carro-bomba explodiu diante da prisão e posteriormente dois suicidas detonaram os explosivos que carregavam dentro do estabelecimento penitenciário, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede na Grã-Bretanha. O OSDH também afirmou que ocorriam combates nos arredores de Yabrud. As forças governamentais, apoiadas por combatentes do Hezbollah libanês e por milícias pró-regime lutavam contra rebeldes, entre os quais se incluíam brigadas islamitas locais e jihadistas da Frente Al-Nusra.



Segundo o OSDH, "há muitas baixas de ambos os lados, mas ainda não há números exatos" sobre estas vítimas. O jornal pró-governamental Al-Watan considerou nesta sexta-feira que "o exército sírio avançou ao redor da cidade e está prestes a tomar o controle" dela. Uma fonte próxima ao Hezbollah anunciou a conquista de Yabrud "em muito pouco tempo, pela força ou pela negociação. Depois será preciso tomar o controle da montanha que leva ao povoado de Aarsal", no Líbano, acrescentou.

Para o Hezbollah, trata-se de uma batalha crucial, já que são provenientes de Yabrud os carros-bomba utilizados nos atentados registrados nos últimos meses nos redutos do movimento xiita. Qalamun foi durante um ano uma retaguarda dos rebeldes, pela qual transitavam armas em direção à região de Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação