Mundo

Casa Branca ultrajada por tiros contra manifestantes na Ucrânia

Os Estados Unidos "agirão de acordo com os aliados europeus para exigir que os responsáveis prestem contas pela violência", informou a Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 14:24
A Casa Branca declarou nesta quinta-feira (20/2) estar ultrajada pelos tiros das forças de ordem contra os manifestantes na Ucrânia e convocou novamente o presidente Viktor Yanukovytch a retirar a Polícia do centro de Kiev.

"Estamos chocados pelas imagens de forças de ordem ucranianas disparando com armas automáticas contra os cidadãos", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, ao mesmo tempo em que pediu que o Exército ucraniano "não se envolva em um conflito que pode ser resolvido por meios políticos".



"Convocamos o presidente Yanukovytch a retirar imediatamente as suas forças de segurança do centro de Kiev e a respeitar os direitos de protestar pacificamente e convidou os manifestantes a se expressar pacificamente", acrescentou Carney em um comunicado. O porta-voz repetiu que "o recurso à força não resolverá a crise".

[SAIBAMAIS]A Casa Branca afirmou que os "Estados Unidos agirão de acordo com seus aliados europeus para exigir que os responsáveis prestem contas pela violência, e para ajudar uma Ucrânia unida e independente pelo caminho de um futuro melhor".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação