Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 17:22
A polícia tailandesa informou nesta quinta-feira ter apreendido cinco filhotes de tigre juntamente com outros animais, que estavam sendo contrabandeados para o vizinho Laos, para que aparentemente fossem vendidos no Vietnã ou na China como iguarias.Segundo informações de um policial à AFP, autoridades rodoviárias detiveram na quarta-feira uma picape no nordeste do país, que estaria se dirigindo para a fronteira com o Laos, informou um policial à AFP. Uma busca revelou que os filhotes de tigre tinham cerca de um mês de idade.
Também foram encontradas centenas de outras criaturas, incluindo um lagarto monitor e tartarugas, afirmou, acrescentando que os traficantes usam a Tailândia como um ponto de trânsito para o Laos e, em seguida, para compradores nos lucrativos mercados asiáticos.
"O destino final é tanto o Vietnã como a China, onde as pessoas gostam de comer estes animais", revelou a capitã Pornchai Sangsila. "Os tigres normalmente são mantidos no Laos por um ano para crescerem antes de serem vendidos", prosseguiu.
Dois homens tailandeses foram acusados de posse ilegal de animais protegidos. Segundo a legislação internacional, o comércio de tigres e partes de tigres é estritamente proibido, exceto por razões não comerciais, como a pesquisa científica.
A Tailândia é um dos únicos 13 países que abrigam populações frágeis de tigres - estimadas em menos de 300 na natureza - e é um centro do contrabando internacional.
Especialistas na vida selvagem dizem que o país também é um centro de importância global para o comércio tartarugas marinhas e terrestres e têm pedido às autoridades para fazerem mais para prender e julgar contrabandistas.