Mundo

Yanukovytch aceita eleições antecipadas, diz primeiro-ministro polonês

O documento discutido com o presidente da Ucrânia pelos ministros da UE oferece, "possivelmente, alguma esperança de romper o ciclo de violência", sugeriu o diplomata

Agência France-Presse
postado em 20/02/2014 19:13
O presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, declarou nesta quinta-feira (20/2) aos enviados da União Europeia que está disposto a realizar eleições presidenciais e parlamentares antecipadas em 2014, afirmou em Kiev o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.

"Foi decidido com Yanukovytch a realização de eleições presidenciais e parlamentares este ano e a formação de um governo de união nacional nos próximos dez dias", declarou à imprensa Tusk, após uma reunião em Kiev dos ministros das Relações Exteriores de Polônia, França e Alemanha com o mandatário ucraniano.

O documento discutido com o governo de Kiev pelos ministros da UE oferece, "possivelmente, alguma esperança de romper o ciclo de violência", acrescentou o diplomata.



"Mas a experiência nos mostrou que os compromissos assumidos pela administração ucraniana raramente são respeitados", acrescentou Tusk.

[SAIBAMAIS]Segundo uma fonte francesa, as negociações dos três ministros das Relações Exteriores da União Europeia nesta quinta-feira em Kiev não chegaram a alcançar um acordo para sair da crise, embora o presidente Yanukovytch tenha feito algumas concessões.

Os ministros voltarão a se reunir com o presidente ucraniano, informaram fontes ligadas ao chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, enquanto fontes da oposição indicaram que, "por enquanto, não há resultado algum" dessas conversas.

O ministro polonês Radoslaw Sikorski, que participa dos encontros em Kiev, disse que houve alguns avanços para solucionar a crise na Ucrânia, mas que "persistem divergências" cruciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação