Mundo

Soldados israelenses atiram em dez palestinos na Faixa de Gaza

Um dos feridos está em estado grave após ser baleado na cabeça

Agência France-Presse
postado em 21/02/2014 20:13
Gaza - Dez palestinos ficaram feridos nesta sexta-feira (21/2) por disparos de soldados israelenses contra a Faixa de Gaza, informaram fontes médicas palestinas.

Segundo Ashraf al Qudra, porta-voz do ministério da Saúde do Hamas, o movimento islâmico palestino que controla a Faixa de Gaza, um dos feridos está em estado grave após ser baleado na cabeça.

Leia mais notícias em Mundo

Os 10 homens foram feridos nos arredores da cidade de Jabaliya, após um grupo atirar pedras contra os militares israelenses.

Uma porta-voz militar israelense disse que "centenas de palestinos" atacaram com pedras os soldados, que reagiram atirando nos "membros inferiores dos principais instigadores" da ação.

[SAIBAMAIS]Os incidentes são frequentes nesta zona de fronteira na sexta-feira (21/2), dia da manifestação semanal convocada por um sindicato em apoio aos agricultores cujas terras se encontram nesta parte da Faixa de Gaza.

Segundo os termos do acordo de cessar-fogo vigente entre Israel e o Hamas desde novembro de 2012, o Exército israelense autoriza os agricultores palestinos a cultivar suas terras na "zona tampão" de centenas de metros de largura na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.

Segundo o Bureau de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), Israel permite "aos civis entrar a pé em uma área próxima à vala perimetral apenas para trabalhos de agricultura". Os veículos devem ficar a uma distância de 300 metros desta vala.

Os soldados israelenses podem disparar contra os palestinos que violem tais determinações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação