Agência France-Presse
postado em 24/02/2014 09:58
Madri - Cem imigrantes subsaarianos conseguiram entrar na manhã desta segunda-feira (24/2) em Melilla, de um total de 500 que tentaram, cruzando a partir do Marrocos a cerca tripla, anunciou a delegação do governo no enclave espanhol. "Foi um ataque de 500 subsaarianos", declarou um porta-voz da delegação."Eles se dividiram em dois grupos. Acredita-se que cerca de cem tenham conseguido", acrescentou. "Foi uma tentativa (...) muito violenta, utilizando paus e pedras contra as forças de segurança marroquinas e espanholas. Os demais retornaram ao Marrocos", declarou. A última tentativa comparável ocorreu no dia 17 de fevereiro, quando 150 imigrantes subsaarianos conseguiram entrar em Melilla após um novo ataque à fronteira a partir do Marrocos, no qual 250 imigrantes participaram.
No dia 6 de fevereiro, durante uma tentativa de entrada forçada no outro enclave espanhol norte-africano, Ceuta, ao menos 14 imigrantes morreram, em um incidente por cuja gestão o governo de Madri foi criticado. Ceuta e Melilla são as únicas fronteiras terrestres entre a África e a União Europeia, e estão submetidas a uma forte pressão migratória.
Em Melilla, a chegada de novos imigrantes nas últimas semanas aumentou novamente a população do CETI, o centro de acolhida governamental de Melilla. Apesar de contar com 480 vagas, abriga atualmente mais de mil pessoas. Para isso, foram instaladas tendas do exército.