Mundo

Oposição turca pede renúncia de Erdogan por suposto indício de corrupção

Ainda na segunda-feira, o gabinete de Erdogan reagiu às acusações e denunciou em um comunicado "o produto imoral de uma montagem (...) completamente falso"

Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 08:52
Recep Tayyip Erdogan (foto) acusa Gülen de manipular as investigações anticorrupção em curso no país

Ancara - A oposição turca pediu a renúncia do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, após a revelação na segunda-feira à noite de uma gravação que o envolve em um escândalo de corrupção, denúncia que o governo chamou de "montagem".

"O governo deve renunciar de imediato. Perdeu toda a legitimidade", disse Haluk Koç, vice-presidente da principal força da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP). "O primeiro-ministro não tem tempo a perder para apresentar sua renúncia", insistiu Koç.

Na segunda-feira foi divulgada uma gravação no Youtube apresentada como uma conversa entre Erdogan e seu filho mais velho, Bilal. No áudio, os dois falam sobre uma forma de fazer desaparecer uma grande quantia de dinheiro, após a explosão de um escândalo de corrupção que abala o governo desde 17 de dezembro.

[SAIBAMAIS]

Na gravação, da qual não foi possível confirmar a autenticidade com uma fonte independente, Erdogan pede ao filho que reúna outros familiares para fazer desaparecer de imediato milhões de euros e de dólares escondidos em casas de parentes.

Ainda na segunda-feira, o gabinete de Erdogan reagiu às acusações e denunciou em um comunicado "o produto imoral de uma montagem (...) completamente falso". Além disso, ameaçou processar os autores da denúncia.

Na segunda-feira, jornais ligados ao governo islamita moderado acusaram juízes próximos ao rival político de Erdogan, o pregador muçulmano Fetulah Gülen, de terem ordenado escutas ilegais de milhares de pessoas, incluindo o primeiro-ministro.

Leia mais notícias em Mundo

Erdogan acusa Gülen de manipular as investigações anticorrupção em curso no país para que afetem o governo antes das eleições municipais de março e da eleição presidencial de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação