Mundo

Restos humanos achados perto de restaurante vinculado à ditadura no Chile

Antes, era um reduto alemão onde opositores foram torturados e desapareceram durante a ditadura de Augusto Pinochet

Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 15:11

Santiago - A polícia chilena descobriu ossos humanos perto de um restaurante no sul do Chile vinculado com a ex-colônia Dignidade, um reduto alemão onde opositores foram torturados e desapareceram durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Os restos humanos foram achados num terreno onde uma empresa realizava escavações a poucos metros do restaurante ;Villa Baviera;, confirmou uma fonte da procuradoria região de Biobío (sul do país).

Leia mais notícias em Mundo

A Polícia Civil chilena não pôde determinar ainda se os ossos e um pedaço de crânio encontrados pertencem a um único indivíduo ou a mais de um.

A procuradoria ordenou a perícia dos ossos.

[SAIBAMAIS]O local em que foram achados fica 90 km ao norte da ex-colônia Dignidade, cujo nome foi trocado há alguns anos pelo de "Villa Baviera", o mesmo do restaurante.


O reduto foi fundado em 1961 pelo ex-cabo do exército nazista Paul Schaefer em um terreno de 13.000 hectares.

O recinto foi utilizado pela ditadura para torturar e fazer desaparecer presos políticos, além de maltratar os trabalhadores alemães que ali viviam e abusar sexualmente de menores, segundo a justiça chilena.

Schaefer morreu em 2010 aos 88 anos na prisão onde cumpria 20 anos de pena por homicídio, abusos sexuais de menores e torturas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação