Mundo

Al-Qaeda emite ultimato de 5 dias a seus adversários jihadistas

Requerimento de arbitragem aconteceu dois dias depois da morte de um comandante de una brigada islamita, Abu Khaled al Suri, amigo do chefe da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri

Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 16:19
Beirute - A Frente Al Nosra, braço oficiall da Al-Qaeda na Síria, emitiu ante um tribunal religioso um ultimato de cinco dias dirigido a seus adversários jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) para solucionar seu sangrento conflito, que já dura dois meses.

O requerimento de arbitragem aconteceu dois dias depois da morte de um comandante de una brigada islamita, Abu Khaled al Suri, amigo do chefe da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri. Os rebeldes acusam o EIIL de tê-lo matado. O chefe da Al Nosra, Abu Mohamad al Kholani, anunciou que lutariam contra este grupo na Síria e, inclusive, no Iraque, se rejeitassem a arbitragem religiosa.

[SAIBAMAIS]"Esperamos uma resposta nos cinco dias posteriores ao upload na rede desta gravação. Se rejeitarem-na, centenas de membros da Umma (comunidade de fieis muçulmanos) lutarão contra (sua) ideologia ignorante e agressiva, inclusive no Iraque", afirmou Al Jolani.

Leia mais notícias em Mundo

A rebelião na Síria acusa o EIIL, vinculado em sua origem à Al-Qaeda, de tentar impor sua vontade de maneira hegemônica e de aplicar métodos brutais contra os civis.

O líder da Al-Qaeda confirmou no início de fevereiro a ruptura com o EIIL, a quem ordenou que abandonasse a Síria, e designou a Al Nosra como sua filial oficial neste país.

As relações entre a Al Nosra e o EIIL, ambos sunitas e contrários ao regime de Bashar al Assad, se deteriorou nas últimas semanas, com enfrentamentos entre os dois grupos, especialmente na província petroleira de Deir Ezzor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação