Mundo

Casamento homossexual pode ser definido como inconstitucional na Eslováquia

Oposição cristã-democrata e outros países de centro-direita que redigiram o projeto de emenda precisam do apoio do partido do premier

Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 16:28
Bratislava - O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, afirmou nesta terça-feira (25/2) estar pronto a apoiar um projeto de emenda constitucional que define o casamento como a união de um homem e de uma mulher, tornando impossível o casamento homossexual no país.

A oposição cristã-democrata e outros países de centro-direita que redigiram o projeto de emenda precisam do apoio do partido do premier - Smer, social-democrata - para obter a maioria dos dois terços necessários para modificar a Constituição.

[SAIBAMAIS]"O Smer está pronto a apoiar a emenda em troca do apoio da oposição para uma emenda que permitirá mudanças no sistema judiciário", declarou Fico à imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

"A alteração sobre o casamento não trará mudanças radicais. Ela introduz na Constituição o que já foi definido pela lei em vigor", justificou Fico, cujo partido é membro da bancada socialista do Parlamento Europeu.

Nenhuma forma de união civil de pessoas do mesmo sexo é legal na Eslováquia, país com 5,4 milhões de habitantes onde mais de 70% da população se declara cristã - segundo censo feito em 2011.

Na contramão, de acordo com uma pesquisa feita em 2012, 47% dos eslovacos apoiam a ideia de uma união civil para casais do mesmo sexo, enquanto 38% se dizem contra a união homossexual. O Parlamento eslovaco deve discutir o projeto de emenda durante a sessão que começa em 18 de março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação