Os sírios deslocados pela guerra civil em seu país estão prestes a superar os afegãos como a maior população de refugiados do mundo, afirmou a ONU nesta terça-feira (25/2).
O alto comissariado da ONU para os refugiados, Antonio Guterres, descreveu um cenário de devastação e crise humanitária durante uma videoconferência ante a Assembleia Geral das Nações Unidas. A ONU registrou como refugiados 2,5 milhões de sírios que fugiram durante os três anos de conflito na direção de países no Oriente Médio. O número de afegãos refugiados alcança os 2,55 milhões.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"Há cinco anos, a Síria era o segundo país do mundo que mais abrigava refugiados. Agora os sírios estão a ponto de superar os afegãos como a maior população de refugiados do mundo", afirmou Guterres.
Guterres pediu apoio da comunidade internacional para os países vizinhos da Síria que sofrem com o alto custo de receber milhares de cidadãos sírios. Segundo o Banco Mundial, a crise síria pode custar ao Líbano, por exemplo, 7,5 bilhões de dólares.