Los Angeles - A agência que regula o setor de transportes nos Estados Unidos impôs uma multa de US$ 500 mil à companhia aérea sul-coreana Asiana por não ter dado a assistência adequada às famílias após o acidente ocorrido em 2013 no aeroporto de São Francisco, informou o governo nesta terça (25/2).
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A Asiana "violou a lei federal em julho passado ao não cumprir as garantias devidas aos familiares após o acidente", informou o Departamento dos Transportes em um comunicado.
É a primeira multa imposta por esse Departamento desde que uma lei de 1997 estabeleceu que as companhias aéreas estrangeiras devem oferecer "um plano de assistência familiar", no caso de acidentes fatais, acrescentou o texto.
"Na eventualidade muito rara de um acidente, as companhias aéreas têm a responsabilidade de dar seu total apoio para ajudar os passageiros e suas famílias", declarou o secretário americano dos Transportes, Anthony Foxx.
[SAIBAMAIS]"A última coisa com que os passageiros e os familiares (das vítimas) deveriam se preocupar, nesse momento de tanta angústia, é como obter informações da companhia", acrescentou.
Em 6 de junho do ano passado, três passageiros morreram quando o voo 214 da Asiana Airlines pegou fogo na colisão com um muro, ao se aproximar da pista de aterrissagem. O voo chegava de Seul.
Uma das vítimas, uma adolescente chinesa, foi retirada com vida do avião e colocada perto de uma das asas. A jovem morreu atropelada, porém, por um caminhão de socorristas, que não viu a jovem na pista devido à abundante espuma antichamas que cobria o local. Em outubro, a Procuradoria americana decidiu não apresentar acusações contra o bombeiro que dirigia o veículo.