Mundo

Rússia alerta Arábia Saudita sobre entrega de armas a rebeldes sírios

Ministério russo das Relações Exteriores se declarou "profundamente preocupado" com as informações, de fontes próximas ao caso

Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 18:18
Kiev - A Rússia alertou a Arábia Saudita, nesta terça-feira sobre o fornecimento a rebeldes sírios de armas antiaéreas e antitanques paquistanesas, alegando que a prática colocará em risco a segurança no Oriente Médio e nas regiões próximas.

Leia mais notícias em Mundo

Em uma nota, o Ministério russo das Relações Exteriores se declarou "profundamente preocupado" com as informações, de fontes próximas ao caso, de que a Arábia Saudita negocia com o Paquistão a aquisição de armamentos antiaéreos e antitanques, com o objetivo de fornecê-los aos rebeldes sírios instalados na Jordânia.

[SAIBAMAIS]A meta seria reverter a relação de forças no âmbito da ofensiva que será realizada em breve pelos rebeldes contra o regime do presidente Bashar al-Assad, acrescentou o Ministério.

"Se essas armas sensíveis caírem nas mãos de extremistas e de terroristas que entraram na Síria, há uma grande possibilidade de que elas sejam utilizadas além das fronteiras desse país do Oriente Médio", completou a pasta.

As tensões entre Rússia e Arábia Saudita se acentuaram em razão do conflito na Sírias, com Moscou se aliando ao regime de Damasco, enquanto Riad apoia os rebeldes abertamente. Hoje, a Rússia é considerada o último aliado importante de Al-Assad nesse conflito, que já deixou pelo menos 140 mil mortos desde março de 2011, segundo ONGs internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação