Agência France-Presse
postado em 25/02/2014 20:01
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu seu homólogo afegão, Hamid Karzai, nesta terça-feira, de que está preparando a retirada total das tropas no Afeganistão, mas não descartou a assinatura de um acordo bilateral de segurança para manter uma missão depois de 2014.Leia mais notícias em Mundo
Em uma conversa por telefone com o líder afegão, depois que Karzai se negou a firmar um Acordo Bilateral de Segurança (BSA, na sigla em inglês) com Washington, Obama disse que não resta ao Pentágono outra opção a não ser seguir adiante com a retirada total das tropas, anunciou a Casa Branca.
[SAIBAMAIS]"O presidente Obama disse ao presidente Karzai que, como ele mostrou que é improvável que assine o BSA, os Estados Unidos estão avançando no planejamento de contingências adicionais".
Obama "pediu ao Pentágono que implemente diferentes projetos para se preparar para a eventualidade de uma retirada (das tropas da Otan do Afeganistão) antes do fim do ano", afirmou.
Karzai se nega a firmar o acordo, considerando que é de responsabilidade de seu sucessor, que será eleito em abril.
A "opção zero" dos Estados Unidos é retirar todas as suas tropas do Afeganistão, depois de permanecer no país por 13 anos. A intervenção foi iniciada após os atentados do 11 de Setembro de 2001, com o objetivo de derrubar o governo talibã, acusado de apoiar a rede Al-Qaeda e seu líder Osama bin Laden.