Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo ucraniano anuncia dissolução de tropa ligada à repressão

A composição do novo governo de união nacional será revelada nesta quarta-feira

Kiev - Os novos líderes pró-ocidentais da Ucrânia dissolveram nesta quarta-feira a temida polícia antimotins - a Berkut - e se preparam para anunciar a formação de um novo governo, que deverá enfrentar uma situação econômica catastrófica. O anúncio do novo governo será formalizado às 19h locais (14h de Brasília) na Maidan, a Praça da Independência de Kiev, indicou o deputado Valery Patskan no site do partido Udar.



As autoridades interinas desta ex-república soviética tentam enfrentar as ameaças de separatismo das regiões russófonas do leste e do sul e afastar o fantasma de um default iminente. Yanukovytch e as autoridades de seu governo estão atualmente em paradeiro desconhecido, provavelmente na península da Crimeia (sul). Os protestos começaram em novembro contra a decisão de Yanukovytch de preferir uma aproximação com a Rússia em detrimento de um acordo comercial com a União Europeia (UE).

A Rússia congelou nesta semana a entrega do milionário empréstimo que concedeu à Ucrânia para selar esta aliança. O governo ucraniano enfrenta pagamentos de sua dívida pública de 13 bilhões de dólares neste ano e tem menos de 18 bilhões em suas reservas, que devem se esgotar rapidamente. Para evitar a falência, as novas autoridades pediram que os países ocidentais e os organismos internacionais lhe concedam créditos no valor de 35 bilhões de dólares nos próximos dois anos.

Tanto os Estados Unidos quanto a Grã-Bretanha apoiaram a ideia de montar uma operação de resgate econômico para a Ucrânia que seria supervisionada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, terminou, no entanto, na terça-feira sua visita de dois dias a Kiev mencionando apenas uma solução financeira no curto prazo, sem dizer uma palavra sobre a possibilidade de conceder os bilhões de dólares solicitados pelo primeiro-ministro interino, Olexander Turchynov.



[SAIBAMAIS]O secretário americano de Estado, John Kerry, e o chanceler britânico, William Hague, rejeitaram, por outro lado, as declarações dos líderes russos de que estavam obrigando a Ucrânia a fazer uma escolha histórica entre o Leste e o Oeste. "Isso não é um jogo, não é o Oeste contra o Leste", declarou Kerry depois de receber na terça-feira Hague em Washington.

"Os Berkut deixaram de existir"

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, anunciou nesta quarta-feira em sua página do Facebook a dissolução da polícia antimotins Berkut. O ódio por estas forças especiais é amplamente compartilhado em todas as regiões deste país de 46 milhões de habitantes. "Os Berkut deixaram de existir", escreveu Avakov.

"Assinei o decreto número 144, datado de 25 de fevereiro de 2014, sobre a dissolução das unidades especiais da polícia Berkut", acrescentou. Os Berkut lideraram a repressão das manifestações opositoras de Kiev na semana passada, que deixaram 90 mortos, uma dezena deles policiais. Avakov se absteve de informar a maneira como será realizada a dissolução deste corpo, um dos mais bem armados e treinados da Ucrânia, com um contingente de cinco mil efetivos mobilizados em todos os cantos do país.

Prometeu, no entanto, fornecer mais detalhes sobre a medida ainda nesta quarta-feira. Turchynov e sua equipe interina foram catalogados pela Rússia e seus aliados ucranianos como líderes de um "motim armado". Por outro lado, os novos líderes obtêm um crescente apoio das potências ocidentais, embora ainda estejam pendentes questões sobre a legitimidade constitucional da decisão parlamentar de destituir Yanukovytch e de libertar a líder opositora Yulia Tymoshenko.

As potências ocidentais tentam, no entanto, acalmar as tensões com Moscou. Hague, que viajará em breve à Ucrânia, ressaltou depois das negociações com Kerry que a Ucrânia "precisa de ajuda financeira de muitas fontes, incluindo a Rússia". Já Kerry declarou que seu país também quer trabalhar com Moscou "e com todos os que estiverem disponíveis para garantir que isso seja pacífico de hoje em diante". O subsecretário de Estado americano, William Burns, chegou na terça-feira a Kiev.