Mundo

Disparos são registrados contra acampamentos de manifestantes na Tailândia

A violência vinculada à crise política, que já dura quatro meses, causou a morte de 22 pessoas em Bangcoc

Agência France-Presse
postado em 26/02/2014 13:48
Bangcoc - Vários acampamentos de manifestantes foram atacados a tiros nesta quarta-feira (26/2), em Bangcoc, aumentando ainda mais a tensão na capital tailandesa. "Não sabemos quem é o autor dos disparos, mas o objetivo é intimidar", afirmou o porta-voz da polícia, Anucha Romyanan. Os disparos não causaram vítimas, indicou a fonte.

A violência vinculada à crise política, que já dura quatro meses, causou a morte de 22 pessoas em Bangcoc. As autoridades tailandesas, preocupadas com essa crise, alertaram que o país está à beira da guerra civil. O diretor do serviço de inteligência, Tarit Pendith, advertiu que o aumento da violência política poderia resultar em uma "guerra civil".



As declarações coincidem com os temores do comandante do exército, Prayut Chan-O-Cha, que na segunda-feira afirmou temer o "afundamento" do país. "Os militares farão tudo pelo país e pelo povo, não por uma das partes em conflito", afirmou.

A Tailândia enfrenta a crise mais grave desde 2010, quando o exército reprimiu o movimento dos "camisas vermelhas", leais ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão da atual chefe de Governo, o que provocou 90 mortes. As manifestações atuais, que exigem a renúncia da primeira-ministra Yigluck Shinawatra, provocaram 22 mortes, incluindo quatro crianças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação