Mundo

Rafael Correa pede renúncia de gabinete ministerial após derrota eleitoral

"Presidente lidera uma reunião de gabinete ministerial, na qual pediu as renúncias. As mudanças podem ser anunciadas depois do feriado de Carnaval (de 1 a 4 de março)", disse a fonte

postado em 26/02/2014 14:28

Antes das eleições nas quais o governismo sofreu sua pior derrota desde a chegada de Correa ao poder, em 2007, o presidente já planejava reestruturar seu governo

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, pediu nesta quarta-feira (25/2) a renúncia de seus ministros após as eleições locais de domingo, nas quais o governismo perdeu as prefeituras das principais cidades, informou à AFP uma fonte do governo.

"O presidente lidera uma reunião de gabinete ministerial, na qual pediu as renúncias. As mudanças podem ser anunciadas depois do feriado de Carnaval (de 1 a 4 de março)", disse a fonte sem se identificar.

Correa conversava a portas fechadas com seus colaboradores no Palácio de Carondelet (sede do Executivo em Quito) e por enquanto não está previsto nenhum pronunciamento à imprensa ao término da reunião.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Antes das eleições nas quais o governismo sofreu sua pior derrota desde a chegada de Correa ao poder, em 2007, o presidente já planejava reestruturar seu governo, embora os resultados eleitorais tenham precipitado a crise.

"Antes de 23 de fevereiro, independentemente dos resultados (das eleições locais deste dia), acreditávamos que era necessário oxigenar o ambiente. Então vai haver uma crise de gabinete", sustentou Correa na terça-feira em uma coletiva de imprensa no porto de Guayaquil.

Correa prevê renovar sua equipe de ministros quase um ano depois de ter assumido um novo mandato que terminará em 2017. "O presidente solicitou uma renúncia do gabinete. Eu apresentei a minha e esperamos que nos próximos dias a decisão seja tomada", declarou nesta quarta-feira o secretário jurídico da presidência, Alexis Mera, em declarações divulgadas pelo jornal estatal El Telégrafo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação