Mundo

Israel testa novo sistema antimísseis para voos comerciais

De acordo com a pasta, o sistema laser batizado de "SkyShield" (escudo do céu, em português) poderia detectar mísseis antiaéreos portáteis e confundir seu sistema de direção, tornando-os inoperantes

Agência France-Presse
postado em 26/02/2014 17:42
Jerusalém - Israel realizou com sucesso os testes de um novo sistema de defesa antimísseis destinado aos aviões comerciais, anunciou o Ministério israelense da Defesa nesta quarta-feira (26/2).

De acordo com a pasta, o sistema laser batizado de "SkyShield" (escudo do céu, em português) poderia detectar mísseis antiaéreos portáteis e confundir seu sistema de direção, tornando-os inoperantes.

"Os testes, realizados (...) no sul do país, foram os mais complexos e sofisticados já conduzidos pelo Estado de Israel", declarou o Ministério, em um comunicado. "A série de testes incluiu uma grande variedade de ameaças que o sistema ;SkyShield; teria tido de enfrentar para proteger os aviões de transporte de passageiros", acrescentou.

leia mais notícias em Mundo


O Ministério não informou quando o sistema entrará em serviço. Em agosto passado, o aeroporto de Eilat, balneário israelense à beira do Mar Vermelho, foi fechado por um curto período de tempo por questões de segurança. Situado perto da península do Sinai egípcio, Eilat foi várias vezes alvo de lançamentos de foguetes transfronteiriços.

Nesta quarta, a imprensa israelense informou que o "SkyShield" é voltado para voos domésticos tendo esse aeroporto como destino, assim como para voos internacionais.

Em 28 de novembro de 2002, um avião da companhia israelense de Arkia, com 261 passageiros a bordo, escapou por pouco de dois lançamentos de mísseis portáteis, após sua decolagem do aeroporto de Mombaça, no Quênia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação