Mundo

Tecnocrata Yatseniuk é o provávevel candidato a premier da Ucrânia

O economista negociou especialmente a entrada da Ucrânia na Organização Mundial do Comércio (OMC)

Agência France-Presse
postado em 26/02/2014 20:12
Kiev - Arseni Yatseniuk, o provável líder do futuro governo provisório da Ucrânia, é um jurista e economista de meteórica ascensão política, que se impôs como um dos líderes opositores ao presidente destituído Viktor Yanukovytch.

Nesta quarta-feira (26/2), o Conselho da Praça da Independência, que reúne os líderes políticos do protesto ucraniano, da sociedade civil e dos grupos radicais, escolheu o pró-europeus Yatseniuk como seu candidato a primeiro-ministro, em uma declaração em Kiev. O Parlamento deve designar o chefe de governo na quinta-feira (27/2).

Consciente das dificuldades que esperam por ele, o economista indicava nesta terça que o futuro governo "salvará o país, mas assumirá um verdadeiro suicídio político", ao tomar decisões "muito impopulares - mas as únicas possíveis" para um país à beira da falência.

Aos 39 anos, Yatseniuk desempenhou as funções de ministro da Economia e das Relações Exteriores. Na crise política atual, adotou uma posição firme, chegando a rejeitar o posto de primeiro-ministro proposto em janeiro por Yanukovytch.

No final de janeiro, ele prometeu manter os protestos e pediu aos opositores que "avancem todos juntos, mesmo que o resultado seja uma bala na cabeça".

No Parlamento, o jurista pediu que a plenária aprove uma moção, solicitando à Corte Penal Internacional (CPI) de Haia que processe Yanukovytch. Ele alega que o poder do premier deposto foi mantido com "corrupção e assassinatos".

- Imagem de ;banqueiro intelectual; -
Menos conhecido no exterior que o ex-boxeador Vitali Klitschko, outro líder da oposição, Yatseniuk tem a imagem de um "banqueiro intelectual", segundo a revista Focus.

O economista negociou especialmente a entrada da Ucrânia na Organização Mundial do Comércio (OMC) e as relações com a União Europeia.

Entre 2005 e 2006, ele ocupou os postos de ministro da Economia e de ministro das Relações Exteriores em 2007. Essas experiências podem ser importantes, no momento em que o país enfrenta uma grave crise econômica. Segundo o ministro interino das Finanças, Kiev precisa de US$ 35 bilhões nos próximos dois anos.

"Desde sua independência, a Ucrânia nunca havia enfrentado um desastre econômico e político tão grande", declarou Yatseniuk, que pediu uma ajuda financeira urgente dos sócios europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

[SAIBAMAIS]Nascido em 1974, em Chernovtsy (sudoeste), Arseni Yatseniuk foi designado ministro da Economia da República Autônoma da Crimeia (Mar Negro), em 2001.

Depois de passar pelo Banco Central, a Revolução Laranja o promoveu em 2005 à pasta de Economia da Ucrânia. Em 2007, ele liderou diplomacia do país, na qual manteve uma postura pró-Europa. Ele também presidiu o Parlamento ucraniano entre 2007 e 2008.

Em 2010, Yatseniuk se candidatou à eleição presidencial, mas obteve apenas 7% dos votos. Depois, recusou o convite de Viktor Yanukovytch para integrar o governo.

Dois anos depois, seu partido, a Frente para a Mudança, decidiu se dissolver para se juntar ao de Yulia Tymoshenko.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação